MENU

Relíquias de Santa Teresinha chegam ao RN na quarta-feira, 1 de maio. Veja programação

TERÇA-FEIRA
30 ABRIL
A Arquidiocese de Natal vai receber a visita das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus a partir da quarta-feira (1º de maio). 
A urna de 150 kg com os ossos da perna, especificamente do fêmur e do pé, foi enviada pela Basílica de Lisieux, França, e está visitando 70 cidades brasileiras onde existe a presença das monjas carmelitas. 
A peregrinação iniciou no dia 1° de fevereiro em Trindade (GO) e encerrará no dia 19 de outubro em São Paulo (SP). A iniciativa faz parte das comemorações dos 150 anos do nascimento da santa, celebrado em 2023.
No Rio Grande do Norte, o relicário chegará ao Carmelo de Nossa Senhora do Sorriso e Santa Teresinha, em Emaús, Parnamirim, em 1º de maio, às 10h, quando será recepcionado por fiéis e devotos. 
Às 12h, será celebrada uma missa de acolhida às relíquias da Santa, presidida pelo arcebispo Dom João Cardoso. A programação seguirá aberta ao público, no dia 2, das 6h30 às 21h, com a celebração de missas, momentos oracionais e atendimentos de confissões.
No dia 3, às 8h, as relíquias serão conduzidas para a Catedral Metropolitana de Natal, e, às 15h, visitarão a Igreja de Santa Teresinha, no Tirol, retornando, em seguida, para o Carmelo.
No dia 4, a partir das 6h30, as atividades seguirão no Carmelo, em Emaús, e no dia 5, às 8h haverá celebração de missa, presidida novamente por Dom João Cardoso, encerrando a programação da visita das relíquias de Santa Teresinha à Arquidiocese de Natal. Após a missa, a urna será conduzida para a cidade de Bananeiras (PB).
A Irmã Maria da Eucaristia, uma das monjas do Carmelo em Emaús, está na organização da visita das relíquias. Ela diz que a ação é uma forma de celebrar o ano da oração que o Papa Francisco proclamou em preparação para o Jubileu de 2025, além dos 150 anos de Santa Teresinha que aconteceu em 2 de janeiro do ano passado e dos 100 anos de canonização da santa a serem festejados em 2025.
“Então 2023, 2024 e 2025 são anos muito importantes para a Ordem do Carmelo, em unidade com o Santo Padre, o Papa Francisco. Tendo em vista esse ano da oração, a Ordem do Carmelo pensou em trazer as relíquias de Santa Teresinha para peregrinar todos os Carmelos do Brasil”, explica a Irmã.
No Brasil, são 52 Carmelos. No momento as relíquias estão no Ceará e, após Natal, partem para a Paraíba. Esta será a segunda vez que o relicário contendo o fêmur e ossos do pé de Santa Teresinha do Menino Jesus — que morreu jovem, aos 24 anos, em 1897 — estará na Arquidiocese de Natal. No Brasil, esta é a quarta peregrinação pelas dioceses.
“O que é impressionante em Santa Teresinha é que ela entrou no Carmelo muito jovem, com 15 anos de idade, mas a maturidade desta menina foi algo extraordinário, que realmente só é explicado pela grande graça de Deus sobre ela”, diz Irmã Maria da Eucaristia. Fonte: Portal Saiba Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário