MENU

Sindicato alerta - SOS Atheneu: segunda escola mais antiga do Brasil corre risco de fechar as portas

QUARTA-FEIRA
13 DEZEMBRO
Ontem, neste blog, tratamos da triste realidade de Escola Estadual Padre Monte, que corre o sério risco de fechar as portas, caso providências urgentes não sejam adotadas. 
Hoje, trazemos a denúncia em forma de alerta, feita pelo Sindicato dos servidores Públicos do RN, o Sinsp, e diz respeito a uma escola, também da rede estadual, que enfrenta graves problemas estruturais, O Atheneu Norte-riograndense, de tantas tradições e glórias. 
E antes que taxem: a governadora Fátima Bezerra não é a principal culpada por esta situação, nas duas escolas. São problemas que vem de décadas, embora isso não sirva de consolo para que se deixe de adotar providências urgentes. A conferir:

A escola mais antiga e tradicional do RN, segunda escola mais antiga em atividade no País, o Atheneu está morrendo, sem estudantes, correndo risco de fechar. Nos últimos 10 anos, o Atheneu perdeu 603 matrículas, e hoje conta com apenas 275 estudantes.


Os dados são do Censo Escolar, do INEP e do Sigeduc, o sistema de gestão da Secretaria estadual de Educação.
Colégio que contou com alunos ilustres como ex-presidente, ex-governadores, ex-ministro, artistas e pensadores, o Atheneu sempre foi uma escola conhecida por sua excelência de ensino e disputada pelos pais de alunos. Hoje a realidade é bem diferente.
Veja a lista de alunos ilustres do Atheneu:
Café Filho
Câmara Cascudo
Aluízio Alves
Garibaldi Alves Filho
Geraldo Melo
Juvenal Lamartine
Wilma de Faria
Geraldo Melo
Henrique Eduardo Alves
Pedro Velho
Diógenes da Cunha Lima
Newton Navarro

Dados de turmas e docentes
O número de turmas chegou a cair de 28 para 10 entre 2013 e 2019. Atualmente o número voltou a ser de 28 mesmo com 603 alunos a menos.
São 20 docentes no Atheneu em 2023. Há 10 anos eram 34.
O Estado necessita de política pública para atrair os responsáveis e os estudantes de volta à educação. Principalmente pós-pandemia, quando houve muitos abandonos nas escolas.
O Atheneu é só um exemplo, mas assim como a escola mais tradicional do Rio Grande do Norte, tantos outros colégios sofrem com a mesma perda de matrículas, e o SINSP vai seguir analisando os dados escolares no RN. Fonte: SINSP RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário