MENU

Prefeitura de Natal tem um dos piores índices de transparência no Brasil

QUARTA-FEIRA
17 JULHO
Natal está entre as capitais menos transparentes do país, segundo o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), da Transparência Internacional Brasil, divulgado na terça-feira (16).
De maneira geral, o tópico ‘obras públicas’ foi o que apresentou as piores notas, dentre os seis critérios utilizados para avaliar as capitais: Legislações, Plataformas, Administrativo e governança, Obras públicas, Transparência financeira e orçamentária, e Comunicação, engajamento e participação. Porém, no caso de Natal, a pior nota foi em Transparência Orçamentária (30,6 pontos).
O ranking foi montado através da atribuição de notas que vão de 0 a 100, sendo que quanto maior a nota, mais transparente é a administração municipal em análise. 
Dentre as 27 unidades federativas do país, Natal ficou em 20º lugar com 38,5 pontos, média considerada RUIM. No Nordeste, apenas Teresina teve média pior. A capital potiguar ficou à frente apenas de Rio Branco (35,4 pontos), Boa Vista (33,7), Belém (32,4), Teresina (32,1) e Macapá (31).
Na avaliação da Transparência Internacional, em anos eleitorais, como o de 2024, há uma maior tendência de queda na transparência de gastos com obras públicas e emendas PIX (tipo de repasse sem transparência que dribla a fiscalização), com maior índice de corrupção que pode interferir no resultado das urnas. 
No Brasil, três em cada quatro capitais tiveram nota “regular” ou “ruim”, principalmente, devido a falta de dados sobre obras públicas e emendas em ano eleitoral.
No ranking por regiões, as capitais do Sudeste apresentaram melhores resultados, com maior média de transparência do país, um total de 81,6 pontos, seguidas pelo Nordeste (54,4), Sul (53,3) e Centro-Oeste (51,8). 
As capitais da região Norte foram as que registraram média mais baixa de transparência, alcançando 41,2 pontos. A média nacional foi de 54,8, o que é considerado "REGULAR". Fonte: Portal Saiba Mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário