MENU

Instituições planejam Seminário inspirado no Pacto Educativo Global

SÁBADO
26 ABRIL
O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, coordenou, na manhã de sexta-feira, 25 de abril, uma reunião com representantes de várias instituições que atuam no campo da educação, no estado do Rio Grande do Norte, como a Universidade Federal (UFRN), a Universidade Estadual (UERN), a Universidade do Semiárido (UFERSA), a UniRN, do Instituto Federal (IFRN), da secretaria estadual de educação, entre outras. Também participaram do encontro representantes do Ministério Público estadual,  do Tribunal de Contas, do Instituto Histórico e Geográfico do RN, e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), através do presidente, Carlos Kelsen. 
Esse grupo vem se reunindo periodicamente com o intuito de trabalhar na implementação do Pacto Educativo Estadual.
No início do encontro, Dom João fez memória ao Papa Francisco, falecido no último dia 21, e que propôs o Pacto Educativo Global. O Arcebispo destacou que o Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco, é uma iniciativa que "visa fortalecer o papel da educação como ferramenta de transformação social, promovendo uma educação humanista, solidária e inclusiva para construir um mundo mais justo e pacífico".
Padre Matias Soares, coordenador da Comissão de Cultura e Educação, da Arquidiocese de Natal, também fez uma retrospectiva do que já foi realizado, em relação à implementação do Pacto Estadual, destacando visitas a instituições de ensino, como o IFRN e à UFRN.
O objetivo principal da reunião, realizada nesta sexta-feira, foi o planejamento de um Seminário, previsto para acontecer em 26 de agosto deste ano, em local ainda a ser definido, abordando o tema "Desafios e possibilidades para a educação do Rio Grande do Norte". A iniciativa busca reunir diversas entidades que atuam com educação no estado, fomentando debates e construções coletivas com base nos princípios do Pacto Educativo Global, lançado pelo Papa Francisco.
A proposta é que o Seminário seja estruturado a partir de Grupos de Trabalho (GTs), responsáveis por aprofundar reflexões sobre diferentes eixos relacionados à educação, cidadania e sustentabilidade. (Com informações da Arquidiocese de Natal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário