21 JANEIRO
Uma operação realizada pela Neoenergia Cosern retirou mais de 15 toneladas de cabos de telecomunicações (internet e telefonia) instalados irregularmente nos postes da rede elétrica de todo o Rio Grande do Norte em 2024. O volume representa uma redução de 16% em relação ao ano anterior. Apenas em Natal, a quantidade retirada corresponde a 1.256kg. O resultado é atribuído ao planejamento, ações permanentes das equipes técnicas em campo, além do diálogo com as empresas de telecomunicações responsáveis pelos serviços.
“O objetivo principal da operação é reforçar a segurança da população, corrigir os desnivelamentos dos cabos e equipamentos irregulares, evitando sobrepeso nos postes, e, por fim, reduzir a poluição visual nas ruas. Reforçarmos que nossos postes só podem ser compartilhados com empresas que cumprem as determinações das agências reguladoras e que, assim como a Neoenergia, tem a segurança da população como prioridade”, explica Júlio Giraldi, superintendente de Relacionamento com Clientes da Neoenergia Cosern.
Entre janeiro e dezembro de 2024 a Neoenergia Cosern realizou 52 ações de ordenamento de cabos de telecomunicações irregulares em 18 municípios de todas as regiões do estado. Nos próximos dias, novos municípios serão visitados pelas equipes técnicas para inspecionar possíveis situações de risco e proceder com o ordenamento.
Antes de lançar os cabos de telecomunicações nos postes da distribuidora, as empresas de telecomunicação precisam apresentar projeto e aguardar a análise e aprovação, conforme determinação das agências reguladoras ANEEL/ANATEL/ANP.
Nos casos em que forem identificados pontos de fixação ou equipamentos instalados clandestinamente ou cabos que possam causar risco à segurança, tanto da população quanto ao fornecimento de energia (como fios descascados ou rompidos, vão baixo, caixa de terminação óptica ou reservas técnicas fora da norma, cabos descumprindo as distâncias de segurança etc.), a instalação irregular será retirada pela Neoenergia Cosern imediatamente.
A população pode colaborar, enviando relatos de onde haja possíveis irregularidades por meio do telefone 116.
Confira quantidade de cabos retirados por cidade (números em KG):
Assu – 4.417
Mossoró – 1.709
Pau dos Ferros – 1.535
Natal – 1256
Campo Redondo – 1000
Angicos – 743
Lagoa Nova – 550
Ceará-Mirim – 474
Caraúbas – 412
Santa Cruz – 400
Parnamirim – 377
Caicó – 309
Guamaré – 291
São Miguel – 263
Alexandria – 261
Campo Grande – 206
Florânia – 200
Marcelino Vieira – 163
Tenente Ananias – 163
Currais Novos – 149
Touros – 142
Brejinho – 71
São Paulo do Potengi – 58
Encanto – 47
Serra Caiada – 11
Total Geral: 15206 kg. Fonte: Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário