MENU

Arquidiocese de Natal e IFRN consolidam parceria

QUINTA-FEIRA
31 OUTUBRO
Na última terça-feira, 29, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) se reuniu com representantes da Arquidiocese de Natal para finalizar a minuta que consolida a parceria entre as instituições. “A minuta visa empregar esforços para o desenvolvimento de programas, projetos e ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação nas áreas da cultura, meio ambiente, arte, patrimônio histórico e solidariedade e justiça sociais de interesse mútuo”, disse Avelino Neto, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.
Segundo o texto do documento, as partes acordam oferecer, em regime de colaboração mútua, todas as facilidades para a execução de projetos, de modo a, no limite de suas possibilidades, não faltarem recursos humanos, materiais e instalações.
Objetivos e possibilidades
Para o reitor, professor José Arnóbio, essa parceria é fundamental: “entendemos a necessidade do IFRN para ter essa aproximação com todos os atores da sociedade, e a Arquidiocese é um desses atores. O objetivo desses contatos é mostrar à sociedade eclesiástica do Rio Grande do Norte o que é a academia pode levar de positivo para a comunidade religiosa”, disse. Arnóbio ainda explicou que durante a reunião já foram apontadas algumas ações importantes como a formação continuada e o uso das dependências da instituição para oferta de cursos.
Segundo o padre Matias Soares, coordenador arquidiocesano da Pastoral Universitária, “a igreja na América Latina, especialmente no Brasil, sempre teve uma ligação entre as possibilidades culturais, patrocínios humanos, intelectuais que historicamente sempre foram elementos que fortaleceram o ambiente de civilização, de educação do país. A igreja quer se colocar como uma parceira, como aquela que pode contribuir com o bem da sociedade, não só com o dado religioso, mas também com o dado de promoção humana de uma cultura de desenvolvimento de todas as pessoas que estão ligadas a essas instituições, seja o IFRN, seja a igreja católica”.
Representantes
Por parte do IFRN, estiveram presentes na reunião, além dos professores José Arnóbio e Avelino Neto, o professor Eduardo Bráulio, da disciplina Informática do Campus Natal-Central. Por parte da Arquidiocese, além do Pe. Matias, estavam o Monsenhor Robério Camilo da Silva, responsável arquidiocesano das Instituições Sociais, e o coordenador de Patrimônio e integrante da Assessoria Jurídica, Vital Bezerra. Fonte: Ester Macedo /IFRN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário