MENU

Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte completa 122 anos

SEXTA-FEIRA
29 MARÇO
O aniversariante do dia merece uma citação especial. Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, a mais antiga instituição cultural do estado, possuindo um dos mais ricos acervos acerca da cultura, geografia e história do Rio Grande do Norte e do Brasil, está completando nesta sexta-feira nada menos que 122 anos de fundação.
O IHGRN foi fundado em 29 de março de 1902, por um grupo de notáveis, teve ex-governadores, intelectuais e figuras proeminentes do Estado nos seus quadros.
Outros oito estados já haviam instituído os seus e o modelo maior, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro já existia desde 1838. No entanto, não há uma filiação entre as casas. Os IHG são instituições de direito privado e fins públicos, ofertando espaço para visitação, franqueando o acervo para pesquisa.
E assim foi desde o princípio, conservando sob sua tutela artefatos, documentos e livros relativos à história e cultura do Rio Grande do Norte.
Seu museu está aberto à visitação. Também promove exposições, palestras e outras atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandense.
A instituição é dirigida por um grupo de abnegados, políticos, escritores, pesquisadores e até estudantes. Atualmente está à frente da diretoria a escritora Joventina Simões Oliveira (Presidente) e o escritor Ormuz Barbalho Simonetti, Vice-Presidente.
Temporariamente, não está aberto para pesquisa em seus acervos, tendo em vista que o seu acervo passa por processo de manutenção, classificação, catalogação, reorganização e digitalização a fim de, futuramente, dinamizar a consulta e permitir, de forma adequada, a utilização do material para consulta e pesquisa.
Em 1903, passou a publicar a Revista do IHGRN, com textos relativos à história, geografia, genealogia e cultura do Rio Grande do Norte. Além disso, edita plaquetas e livros. Na seção publicações, o interessado encontra alguns dos títulos lançados.
Compreende entre os seus sócios figuras proeminentes do Estado, intelectuais, professores, artistas, jornalistas e profissionais liberais. Suas atividades são sustentadas pelos sócios e por recursos públicos mediante leis de incentivo à cultura e convênios.

Aspecto da fundação da entidade

Endereço
Rua da Conceição, N.° 622, Cidade Alta, Natal/RN
CEP 59025-270
Contato
(84) 9225-0721 (apenas WhatsApp)
ihgrn.diretoria@uol.com.br
Fonte: IHGRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário