2 FEVEREIRO
Aposentada do serviço público federal, ainda na juventude de seus anos (começou a trabalhar muito cedo), Elza Maria Freire, prima querida, depois de anos atuando na Representação da UFRN em Brasília ou como chefe de gabinete da Reitoria, em Natal, atualmente, entre tantos dos seus afazeres, se dedica a um valoroso hobby: colecionar obras de artes, sobretudo de artistas potiguares.
Como sua mãe, a saudosa Tia Lourdes que, sem sair de casa, na dedicação ao marido e filhos, era uma verdadeira enciclopédia, pois lia de tudo que lhe caía nas mãos, trazidos pelos filhos - livros, revistas, jornais, além de assistir os poucos e bons programas de televisão - Elza é uma das mulheres mais bem informadas que conheço. Conversa com propriedade sobre os mais variados assuntos, Brasil e mundo, sintonizada com política, economia, cultura, educação e o que mais se queira puxar assunto.
Sua casa, em Natal, tem se tornado uma verdadeira galeria de artes, para deleite dela própria e de quem a visita.
Uma das alegrias de Elza, que não faz questão de divulgar, é colecionar verdadeiras preciosidades do artista plástico mipibuense José Estelo.
De traços primitivistas, Estelo é um dos nomes mais estudados e valorizados por quem entende de arte no RN, mas bem pouco valorizado em sua terra natal. "Estelo mais do que merece esse reconhecimento. Infelizmente, santo de casa não faz milagre, e em Mipibu não poderia ser diferente", analisa.
E completa, sobre Estelo:
"Estelo de Mipibu é um pouco gnomo, um pouco duende, um mágico das artes plásticas caído do céu, um talento nato, excepcional nas artes artes plásticas. Como pode, Estelo de MIPIBU ter criado suas obras com tanta precisão nos traços, apesar de toda a mobilidade comprometida pela doença articular que não lhe dá trégua? Somente Deus explica! Eu sou uma fã incondicional do meu amigo Estelo".
Elza encomendou a Estelo as obras que ilustram esta matéria.
"Felizmente a nossa Mipibu vem sendo lindamente eternizada por "Estelo de Mipibu" de forma incessante e sempre que possível, através das inúmeras e significativas obras que vem criando ao longo do tempo, na medida em que o seu estado precário de saúde o permite. As artes plásticas, além de cultura, também trazem leveza para a alma. Salve, Estelo de Mipibu", destaca Elza.
A tela "A Feira", é uma obra encomendada ao artista plástico Levi Bulhões, onde, ao centro, aparece a casa onde Elza e seus irmãos viveram a infância e juventude.
Que seu exemplo, valorizando, respeitando, adquirindo obras para seu desfrute pessoal, sirva para todos nós.
Arte é fundamental para a vida. Felizes os que compreendem e vivem esta verdade. "Arte por toda parte é preciso", costuma dizer Elza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário