12 NOVEMBRO
Que a campanha eleitoral do ano que vem, quando serão eleitos novos prefeitos e novos vereadores já está nas ruas e na mídia, ninguém duvida. Basta olhar jornais e blog do RN e do Brasil.
No RN, as articulações, que andam a mil, ganharam um novo capítulo no último sábado, quando o prefeito de Natal, Álvaro Dias, após um entendimento político com o ex-deputado federal Rafael Motta anunciou que este último assume a Secretaria de Esportes de Natal nos próximos dias.
O prefeito de Natal é uma raposa política das mais felpudas. Político provinciano em suas origens, saiu de uma cidade importante do Seridó, onde foi prefeito por mais de uma vez, elegeu-se deputado estadual quantas vezes, quis, foi presidente da Assembleia Legislativa quantas vezes quis, vice-prefeito de Natal de Carlos Eduardo, assumiu a prefeitura, se reelegeu no primeiro turno em segundo mandato, elegeu o filho deputado estadual, o filho que nunca tivera sido sequer fiscal de condomínio.
Pois bem, com este currículo o prefeito natalense está de olho das eleições do ano que vem e nas eleições estaduais de 2026.
Para o ano que vem, ele que não poderá mais ser candidato, quer participar como protagonista. Falhou a tentativa de aproximação com o deputado federal Paulinho Freire, até porque Paulinho está na base bolsonarista. Álvaro foi bolsonarista até ontem. Agora o que ele quer é ser lulista e conseguir recursos para obras em Natal, solidificando ainda mais seu nome.
Com isso, se aproxima de Rafael Motta, um político bem votado em Natal com boa penetração no segmento jovem e, além disso, da base de Lula. Oferece a Motta uma secretaria que até ontem não tinha visibilidade nenhuma mas que, a partir de sua posse, terá caneta cheia de tinta, para espalhar ações pelos bairros de Natal, solidificando seu nome.
A ideia é que Rafael Motta chegue forte ano que vem, para ser candidato de Álvaro ou indicado vice de Carlos Eduardo ou Natalia Bonavides, de forma que seja importante para a decisão no segundo turno.
Com isso, tendo indicado o vice numa chapa forte e vitoriosa, Álvaro Dias se cacifa para ser candidato a deputado federal ou mesmo senador, dois anos depois das eleições municipais.
Eis o que está por trás - ou na frente - de mais esta jogada política do prefeito de Natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário