MENU

Réveillon em Copacabana terá público de mais de 2,5 milhões e 12 minutos de fogos, diz prefeitura

SEXTA-FEIRA
26 DEZEMBRO
A Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou, nesta sexta-feira (26/12), no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), na Cidade Nova, o Planejamento Operacional para o Réveillon Rio 2026 – A Maior Virada do Mundo. Cerca de 7.500 agentes municipais de 11 órgãos vão trabalhar para garantir a festa de cariocas e turistas, com ordem pública, operação de transportes, fiscalização de trânsito, limpeza, assistência social, atendimento de emergência, acolhimento e prevenção de violência contra a mulher. Além disso, 700 câmeras farão o monitoramento do público nos eventos, sendo 307 delas só em Copacabana, onde são esperadas mais de 2,5 milhões de pessoas, incluindo 14 novos equipamentos com superzoom para ajudar na segurança.
– Tudo aponta que teremos um espetáculo ainda maior este ano, especialmente em Copacabana. O recado, a nossa mensagem é: continuem aproveitando, se divertindo e desfrutando da mais incrível das cidades, mas façam isso respeitando algumas regras básicas. São regras que não cerceiam o direito de celebrar, de comemorar, de amar, de viver a cidade, tomar sua cerveja, de fazer sua oração, de curtir o seu ritmo. Mas são regras importantes, especialmente no dia 31 de dezembro, para que tenhamos a celebração da passagem de ano sendo feita de maneira civilizada e segura. Saiam nas ruas, celebrem a passagem de ano e quem deseja visitar o Rio pode vir – afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
A movimentação econômica estimada para a virada 2025/2026 é de R$ 3,34 bilhões, de acordo com a publicação “Réveillon em Dados”, elaborada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Fundação João Goulart e Riotur. Além disso, o público esperado para Copacabana – 2,5 milhões de pessoas – é maior do que a população de 22 capitais do país, além de ser superior ao de 99,9% dos municípios brasileiros.
Mobilidade
A principal forma de acesso a Copacabana será por meio do transporte público, incluindo metrô, trens e ônibus, que terão esquemas especiais para atender os passageiros. Vale ressaltar que várias ruas também terão esquema operacional especial de trânsito da CET-Rio com a implantação de pontos de bloqueios e sinalização para garantir a segurança viária do público nos bairros de Copacabana, Leme, Botafogo, Flamengo, Ipanema e Leblon, na Zona Sul.
Segurança
Uma base avançada do COR-Rio fará o monitoramento 24 horas em Copacabana. Serão 200 operadores de vários órgãos integrados na Sala de Situação. Seis drones estão incluídos no esquema especial. Além disso, haverá atualização, em tempo real, das informações sobre previsão do tempo, trânsito e transportes nos canais oficiais do COR-Rio. No total, 78 torres da Polícia Militar ajudarão no monitoramento do público. O acesso de pedestres terá pontos de revistas. Está proibida a comercialização de garrafas de vidro pelos ambulantes, o cercamento de áreas públicas por barraqueiros, o estacionamento nas ruas vetadas pela CET-Rio, a carga e recarga de mercadorias após o horário determinado e a utilização de área maior do que a já concedida por quiosques.
Gilberto Gil e João Gomes farão shows
Na programação da festa organizada pela Riotur, muita música, arte e cultura em 13 palcos espalhados por toda a cidade. São diversas atrações, com shows de grandes artistas brasileiros como Gilberto Gil, que terá a participação de Ney Matogrosso, no Palco Rio, em frente ao Copacabana Palace. No mesmo local, a noite contará com a apresentação do cantor Belo, que receberá Alcione. João Gomes, ao lado de Iza, cantará seus sucessos No Palco Samba Amstel, na altura da Rua República do Peru, em frente ao Posto 6, o espaço será para quem gosta de samba no pé. Já o Palco Banco do Brasil Leme é dedicado à música gospel na programação do Réveillon 2026 em uma noite especial de celebração, fé e louvor à beira-mar.
Pela primeira vez, o Réveillon de Copacabana, por exemplo, terá em suas estruturas novas dimensões visuais, combinando mais tecnologia e desenhos inéditos. A queima de fogos, por sua vez, promete ser histórica: serão 19 balsas distribuídas ao longo da orla, quase o dobro do número utilizado em 2024, e 12 minutos de espetáculo pirotécnico no céu, o maior já realizado no Rio. Um show com 1.200 drones, em homenagem à cidade, fará parte do espetáculo, com imagens sincronizadas aos fogos de artifício e acompanhada de uma trilha sonora especial, assinada pelo DJ Alok.
Além de Copacabana, a tradicional queima de fogos será realizada em outros pontos do Rio de Janeiro para quem quiser curtir o Réveillon em alto astral: no Flamengo (em três balsas, com 10 minutos de duração), na Igreja da Penha (com 8 minutos), no Parque Oeste (com 6 minutos) e no Parque Realengo (com 6 minutos). E não é só isso. A festa contará ainda com outros 10 palcos: Parque Realengo, Sepetiba, Pedra de Guaratiba, Parque Oeste, Penha, Madureira, Piscinão de Ramos, Flamengo, Ilha do Governador e Paquetá. Todos eles com shows e apresentações de escolas de samba. Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário