MENU

Campanha de Vacinação Antirrábica começa na sexta em Natal

QUINTA-FEIRA
31 JULHO
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) inicia nesta sexta-feira, 1º de agosto, a campanha de Vacinação Antirrábica 2025. A ação, que segue até 30 de setembro, é coordenada pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), com o objetivo de prevenir a raiva, uma doença infecciosa grave e quase sempre fatal.
Devem ser vacinados cães e gatos com mais de três meses de idade, incluindo fêmeas gestantes ou em fase de amamentação. A vacina é a única forma eficaz de prevenção contra o vírus, que não tem cura e apresenta letalidade próxima a 100%.
A transmissão da raiva ocorre, principalmente, pelo contato com a saliva de animais infectados, especialmente por meio de mordidas. Também pode haver infecção por arranhões ou contato da saliva com mucosas ou feridas abertas.
Em 2025, dois casos da doença foram confirmados em morcegos nos bairros de Pitimbu e Barro Vermelho, ambos localizados na zona Sul da capital. Apesar de não se alimentarem de sangue, os morcegos são importantes transmissores do vírus, o que reforça a necessidade da imunização dos animais domésticos.
A campanha será realizada em duas frentes: vacinação porta a porta e postos fixos.
A vacinação em domicílio ocorre de segunda a sábado, das 7h às 13h, com prioridade para bairros de maior risco: Pajuçara, Alecrim, Nossa Senhora da Apresentação, Ponta Negra e Felipe Camarão.
Já os postos fixos funcionarão durante todo o período da campanha nas seguintes unidades:
UBS Pajuçara – Rua Maracaí, s/n, Pajuçara
USF Panatis – Rua Milton Servita Brito, 994, Potengi
UBS São João – Av. Romualdo Galvão, 891, Tirol
Policlínica Oeste – Av. Pernambuco, 251, por trás da UPA da Esperança
UBS Satélite – Rua das Carnaúbas, Pitimbu
O Dia D da campanha está marcado para 27 de setembro, com mobilização ampliada em diversos pontos da cidade.
A SMS orienta que a população evite contato com animais que apresentem comportamento agressivo ou suspeito de raiva e entre em contato com a UVZ pelo WhatsApp (84) 3232-8235 em caso de necessidade. Fonte: Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário