MENU

Monumento dos "Cavalos-Alados" em São José: o que estava ruim pode ficar ainda pior

QUARTA-FEIRA
25 DEZEMBRO
Em São José de Mipibu existe um pedacinho das tradições gregas sob a forma de monumento, erigido quando o município completou 150 anos de Emancipação Política, inaugurado com todas as homenagens. O Monumento dos Cavalos-Alados tem 29 anos de criação, fruto da verve do artista plástico César Revoredo, que venceu o concurso, lançado à época pela Prefeitura local. 
Fruto da ignorância que predomina, inclusive nos poderes públicos, o Monumento desde que foi chantado, na forma de aço fundido, uma das especialidades de seu criador, nunca recebeu o devido valor.
Em sua genialidade, César Revoredo não perde nada com isso, quem perde é a cidade que, devido à insensibilidade do Poder Público, exibe uma ignorância típica de quem dá as costas para as artes e a cultura.  
A prefeitura sempre relegou a obra ao abandono, o que levou César Revoredo a escrever uma carta ao prefeito, reclamando do descaso com o local. O artista ficou revoltado, quando esteve na cidade para uma visita eventual - seus familiares moram lá, seu pai foi um destacado advogado e hoje dá nome ao Fórum do Tribunal regional Eleitoral. 
Segundo fontes, ele chegou a dizer a amigos que, a continuar o estado de abandono, iria ingressar na Justiça para retirar o monumento do lugar. Para o artista, suas obras é como se fossem seus filhos. 
César tem obras suas, sob as mais diversas formas, em locais luxuosos, RN, Brasil e mundo afora, sempre aplaudido pela crítica e público. Portanto, sabe o que faz e o que faz é feito com muita graça e talento.  
Sua obra é coroada de significado e merece todo cuidado, sem falar que está localizada na entrada principal da cidade, cartão-postal para visitantes e turistas.
Pois bem, se o estado de abandono já reinava há décadas (depois da reclamação do artista, a prefeitura apenas deu uma mão de tinta), na última segunda-feira um acidente envolvendo um veículo pilotado por uma senhora já idosa e sem as menores condições de conduzir um veículo (por pouco não houve uma tragédia) se chocou com a estrutura do monumento.
O estrago danificou a base da obra de César Revoredo.
Como restam poucos dias para o final do ano e todos são sabedores do quanto as coisas são morosas para as banda da prefeitura, a cidade está cheia de visitantes que vieram confraternizar com amigos e familiares, se até o Réveillon o Poder Público municipal não cuidar, a imagem que restará será a da foto que abre esta reportagem.
Uma pena. 
Em nome dos mipibuenses que entendem o valor da obra de arte de César, pedimos desculpas a este grande artista brasileiro.

EM TEMPO
Cavalos-alados são equinos dotados de asas. Seres imaginários que habitam as lendas e mitos gregos e romanos. São vistos como animais de coração puro e de grande poder de destruição. Os exemplos de cavalos-alados lendários mais conhecidos são o Pégaso e o Hipogrifo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário