MENU

Enquanto você se prepara para a ceia do Natal, eles recolhem seu lixo de todos os dias

TERÇA-FEIRA
24 DEZEMBRO
Então, é Natal. À meia-noite, reza a tradição cristã em todo o mundo, famílias e amigos se reúnem e cearão ao nascimento do Menino Deus. 
Em casa, olho o tic-tac do relógio, são 20h35 minutos cravados. pela janela, vejo passar o pesado caminhão do lixo, uma tonelada de peso, moendo lixo de forma intermitente. Correndo atrás dele, trabalhadores seguem a mesma rotina das terças, quintas e sábados: recolherem o lixo nosso, produzido todos os dias.
Livrar-se de lixo, segundo os chineses, é uma forma de purificação da alma: jogar-se fora tudo o que não serve mais. Acumular lixos, sejam materiais, sejam espirituais, torna a vida mais pesada. 
Indiferentes à ceia do Natal, esses trabalhadores precisam cumprir suas missões. Desde cedo do dia transitam ruas e ruas, diante da indiferença de muitos. Quem se importa com os trabalhadores do lixo?
Eu me importo e os valorizo. Penso igualmente nos médicos, enfermeiros, pilotos de avião, porteiros de prédios, policiais, atendentes de farmácias... milhares de trabalhadores, mundo afora, que não vão parar para a Ceia do Natal.
Os trabalhadores do lixo sim, pararão antes da Ceia. Devem chegar em casa estafados da labuta do dia. Não é fácil a rotina deles. Mais que um treino de academia todos os dias, correndo atrás do carro, pegando peso... não são bombados, ao contrário, franzinos, enrugados, lutadores. Eu os valorizo, levam meu lixo todos as semanas, 52 semanas, todos os anos, nunca falham.
Brasil afora, chegando em casa, tomarão um banho demorado, alguns a família sequer os olharão no rosto, não terão um abraço de mulheres, filhos ou netos. Alguns vão beliscar a ceia e arriar na cama ou na rede, o sono pesado logo chegará. Não verão o Menino Deus chegar. Outros sequer terão Ceia. Eu os valorizo.
O carro do lixo segue sua sina, uma tonelada pisando o chão das ruas, na noite estrelada de 24 para 25 de Dezembro. 
Então, é Natal.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário