MENU

Geração Z é mais afetada por falta de curtidas nas redes sociais, aponta estudo

DOMINGO
3 NOVEMBRO
A falta de curtidas e comentários nas redes sociais pode afetar negativamente o humor de jovens da Geração Z, aponta estudo da Universidade de Amsterdã, publicado na revista Science Advances.
A pesquisa sugere que pessoas entre 13 e 24 anos são mais propensas que adultos a se sentirem tristes quando não recebem feedback positivo nas mídias sociais.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados reais de uso do Instagram, além de realizarem experimentos controlados, buscando entender a resposta emocional dos jovens ao engajamento online.
Segundo os resultados, jovens que recebem altas curtidas e comentários tendem a postar novamente em um curto espaço de tempo, enquanto números baixos de engajamento desestimulam novas publicações.
SENSIBILIDADE AO FEEDBACK
Os adolescentes apresentaram uma taxa de aprendizado maior em resposta a curtidas, em comparação com adultos, indicando uma maior sensibilidade ao feedback social, conforme detalhado no estudo.
A análise revelou ainda que pessoas com alta sensibilidade a essas interações online possuem volume maior na amígdala, região do cérebro responsável pelo processamento das emoções. Isso pode ajudar a explicar por que certos usuários reagem mais intensamente ao feedback virtual.
SAÚDE MENTAL E COMPORTAMENTO
O estudo também sugere uma ligação entre o humor da Geração Z e os números de curtidas e comentários, com muitos jovens relatando sentimentos de rejeição e baixa autoestima diante de resultados baixos.
Além disso, a busca constante por engajamento pode levar a comportamentos compulsivos, como verificação incessante de redes sociais, o que aumenta o risco de ansiedade e depressão. Fonte Uol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário