MENU

Homenagem ao Professor José de Arimatéia Barreto

TERÇA-FEIRA
15 OUTUBRO
No dia dedicado aos Professores, homenageio em vida a um professor, hoje aposentado, mas que foi muito importante na minha trajetória, como também de muitos colegas, vida afora.
Me refiro ao Professor José de Arimatéia Barreto. Estudei da primeira à quarta séries na EE Barão de Mipibu. De lá, fui para a EE Professor Francisco Barbosa, onde hoje leciono, lá se vão 34 anos e alguns meses. Nesta última, entre tantos, tive como professor de Português e Literatura, Zezinho de Arimatéia, como é chamado até hoje.
Era vizinho lá de casa. Quando coincidiam dos dois últimos horários serem suas aulas, vínhamos juntos para nossas casas. No caminho, eu ia turbinando Zezinho de inquietações, descobertas, curiosidades, menino que era afoito a ler tudo que me caía às mãos.
Aficionado pela Literatura, ia partilhando com Zezinho as leituras que ia fazendo. Ele pacientemente me ouvia, partilhava explicações, sol a pino de quase meio-dia e ele ali, um monte de livros nas mãos, mas jamais impaciente ou desinteressado das coisas que o menino curioso ia lhe conversando.
Destas escolas saí para fazer duas graduações, cinco especializações, um mestrado e um Doutorado, sempre em Universidade pública- a querida UFRN - porque não tinha grana para pagar Universidade privada. Nessa trajetória, jamais saíram de mim os ensinamentos, a paciência, o zelo para com o aluno, o exemplo de cidadania que aprendia todos os dias nas lições de Zezinho.
Ele será pego de surpresa com este relato-homenagem. As homenagens devem ser feitas em vida e Zezinho merece todas elas. Hoje, curtindo seu merecido descanso, vive voltado para as coisas da sua Igreja, na Matriz de Santana e São Joaquim, outro sacerdócio que exerce tão bem, como leigo engajado.
Sempre achei Zezinho com pendores para Padre, mas sua dedicação ao Magistério lhe tirou o tempo de ir para o Seminário.
A igreja perdeu um valoroso Padre e nós ganhamos um exemplo de Mestre!
Obrigado, vida longa a este marcante professor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário