MENU

Festival Literário da Pipa terá nomes nacionais e atrações locais

TERÇA-FEIRA
22 OUTUBRO
O Festival Literário da Pipa (Flipipa) lançou oficialmente a programação de sua edição 2024. O balneário do litoral sul será movimentado nos dias 14, 15 e 16 de novembro por uma programação com nomes locais, nacionais e internacionais. O evento reafirma sua vocação de caldeirão cultural que integra teatro, música, literatura, contação de histórias, e muito mais. A 8ª edição do festival voltará a acontecer na Praça do Pescador, onde tudo começou anos atrás.
Estão confirmados os nomes de Zezé Motta, Itamar Vieira Júnior, Lira Neto, Adriana Negreiros, José Luís Peixoto (Portugal), Ronaldo Correia de Brito, Paulo Nascimento, Vicente Serejo, Humberto Hermenegildo, Alessandra Augusta e André Tessaro nas mesas literárias que serão iniciadas sempre às 19h30, na Tenda dos Autores, Praça do Pescador, um espaço público e aberto.
A programação do “Conversas Flipipa” convocará escritores, músicos, poetas e convidados para debater linguagens literárias e transversalidade que resultam em pocket shows líteros-musicais. Participarão Regina Azevedo, Andreia Clara Galvão, Marcos Guerra, Antonio Ronaldo, João da Rua, Alexandre Alves, Dudu Galvão, Tiago Landeira e Rafael Barros (Os Chicos). Essa parte da programação será realizada nos hotéis Pipa Lagoa, Ponta do Madeiro, Sun Bay, e Bupitanga.
Na Tenda dos Autores também serão ministradas oficinas interativas para estudantes e público em geral, a partir das 14h. A programação inclui ainda diversos lançamentos literários. Entre eles o “Na Contra Mão”, de Falves Silva, além das presenças do Sebo Vermelho, da Editora da UFRN, e da Cooperativa da UFRN.
A Editora da UFRN contará com um estande para comercialização de uma vasta seleção de títulos de seu acervo, que abrange diversas áreas do conhecimento, incluindo ciências humanas, exatas, sociais, tecnologia, artes e saúde. Através da EDUFRN será lançado na ocasião o livro “Dona Militana: tradução estética de narrativas da romanceira potiguar”, da artista plástica Angela Almeida.
O escritor baiano Itamar Vieira Júnior está entre os destaques da programação. É autor de “Torto Arado”, vencedor de vários prêmios, como o Jabuti. O escritor e jornalista cearense Lira Neto é reconhecido por seus trabalhos biográficos, como Padre Cícero e Maysa. Já a paulista Adriana Negreiros escreveu renomados trabalhos sobre a violência histórica contra a mulher.
O Festival Literário da Pipa recebeu ao longo dos últimos 15 anos diversos nomes da literatura brasileira para debater sobre livros, ideias, memórias e celebrar a história e a cultura popular do RN. O evento não era realizado há sete anos. “Para essa edição saímos em campo para nos reconectar com os parceiros, incluindo editoras e a comunidade lusófona, além da cena literária local”, declarou Dácio Galvão, curador e idealizador. O festival é realizado pela Fundação Hélio Galvão, através do Projeto Nação Potiguar. Fonte: Tribuna do Norte. Foto: Mossoró Hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário