10 SETEMBRO
O Corpo de Bombeiros realizou, na segunda-feira, 9, mais uma edição do Curso de Abordagem Técnica a Tentativa de Suicídio. Trata-se de um curso destinado a profissionais de segurança pública, incluindo o corpo de bombeiros que visa capacitar os participantes para uma abordagem eficaz em situações de tentativas de suicídio.
Christiano Couceiro, Bombeiro Militar do CBMRN, explicou sobre a importância da capacitação do curso, e quais as principais abordagens. “Buscamos com a capacitação fazer com o que os profissionais de segurança pública entendam sobre saúde mental, e quebrem os tabus em relação a esse assunto para entender sobre o que aquela pessoa está passando. De modo que a abordagem dissuasiva tenha um efeito melhor”, disse.
Ele acrescentou: “As abordagens se baseiam em dois conceitos: a abordagem dissuasiva, com um diálogo mais técnico que busca convencer aquela pessoa através de algumas técnicas utilizadas na psicologia e psiquiatria para ela desistir do ato. E a abordagem tática: é a parte operacional do bombeiro, quando chegamos no limite da abordagem dissuasiva que percebemos que a pessoa não será convencida, usamos a parte tática para retira-la do ambiente”.
Durante o curso, os profissionais fizeram exercícios práticos e simulações no treinamento. Buscam históricos de ocorrências que são registrados na Secretaria de Segurança Pública para saber as principais formas de tentativas de suicídio, e com base, nesses casos, fazem simulados.
O curso ganha mais destaque porque ocorre no mês da campanha “Setembro Amarelo” sobre conscientização da prevenção ao suicídio. Natal enfrenta um crescimento preocupante nos casos de depressão, ocupando a liderança nos índices de transtornos depressivos na região. A situação destaca a necessidade de ações preventivas urgentes. O psiquiatra Hugo Sailly explica que os principais sintomas da depressão incluem tristeza persistente, perda de interesse em atividades cotidianas, insônia e pensamentos suicidas. Segundo a OMS, o suicídio está entre as dez principais causas de morte no mundo, superando homicídios e acidentes de trânsito, sendo a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Fonte: Tribuna do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário