MENU

Exposição fotográfica destaca sebos de Natal

QUARTA-FEIRA
7 AGOSTO
As estantes cheias de livros, os discos de vinil e CDs espalhados, e a sensação de se perder em tanto conhecimento, faz parte do cotidiano de qualquer um que frequente sebos. O fotógrafo e artista visual Antônio Câmara procurou captar esses momentos em imagens através da exposição “Entre Sebos”, que será aberta no próximo dia 10 (sábado), a partir das 10h, no Mercado Cultural de Petrópolis. A mostra, organizada pelo Coletivo daFOTO!, ficará aberta até o dia 08 de setembro.
O objetivo da exposição é oferecer um olhar diferente sobre os tradicionais sebos de Natal. São 23 fotos nas quais Antônio Câmara explora a essência caótica e ao mesmo tempo encantadora desses espaços icônicos da cidade. O fotógrafo registrou os sebos Lisboa, Catalivro, Balalaika, Urubu, Sebo Vermelho, Rio Branco e Curió, onde encontrou inspiração na desordem agradável dos livros e objetos curiosos que se espalham por entre móveis e paredes.
Para Antônio, a mostra também é uma homenagem a esses espaços que atuam como guardiões da memória e disseminadores de cultura. “Garimpando ideias para criações fotográficas, percorri os sebos de livros da cidade, onde me encantei com a agradável desarrumação dos livros nas estantes e objetos curiosos que se espalham aleatoriamente entre móveis, portas e paredes, construindo cenários que inspiraram a produção das imagens para a exposição”, declarou.
A exposição oferece ao público uma oportunidade diferente de explorar os sebos de Natal sob um novo prisma, valorizando esses espaços como verdadeiros guardiões da memória cultural da cidade. O Coletivo daFOTO! foi criado em 2019, e é formado por seis fotógrafos, professores, realizadores e pesquisadores da fotografia que procuram contribuir para a preservação dessa cultura. O grupo fotografa, filma, produz podcasts, escreve livros e artigos relacionados a atividades com imagens e cultura.
Serviço:
Exposição “Entre Sebos”, de Antônio Câmara. Abertura dia 10 (sábado), às 10h, no Mercado Cultural de Petrópolis, Galeria João Maria Alves. Av. Hermes da Fonseca, 804, Petrópolis. A mostra ficará aberta até o dia 08 de setembro. Fonte: Tribuna do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário