MENU

UFRN digitaliza exemplares do saudoso Diário de Natal/O Poti

QUINTA-FEIRA
25 JULHO
Os apreciadores de um tempo que marcou época na imprensa potiguar vão gostar da notícia.
Um dos poucos e bons colunistas ainda em atividade, professor aposentado da querida Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde contribuiu para a formação de várias gerações de jornalistas, Vicente Serejo informa na sua apreciada coluna da ainda resistente Tribuna do Norte: o acervo do Diário de Natal está hoje sob responsabilidade do Departamento de História, vem sendo digitalizado desde 2019 e conta com várias edições concluídas e disponíveis.
O trabalho vem sendo desenvolvido pelo Repositório do Laboratório de Imagem que está sob a coordenação do professor Haroldo Gomes da Silva. Os arquivos podem ser acessados pelo site http://www.repositoriolabim.cchla.ufrn/br/handle/123456789/1456. E na Biblioteca Nacional.
HISTÓRIA
O Diário de Natal, que circulava de terça a sábado, no domingo mudava de nome para O Poti. Fazia parte do conglomerado de comunicação dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand. 
No RN era administrado pelo lendário Luiz Maria Alves, durante um tempo, e depois por Albimar Furtado, e reuniu a nata do jornalismo potiguar (entre eles, Serejo que assinou por décadas a coluna com o mesmo nome que hoje edita na Tribuna do Norte, a Cena Urbana). 
O Diário de Natal/O Poti pautavam a cena política e social do RN, influindo decisivamente nos fatos. 
Para mim, era quase uma obrigação pessoal aos domingos ir na casa de Dona Helena, que vendia os dois jornais, Tribuna e Diário, comprar o calhamaço com quase 50 páginas, todas as semanas, com as notícias do RN, Brasil e mundo. 
Lamentamos muito quando os dois jornais deixaram de circular, vítimas dos novos tempos internetizados.
Poder reler as edições, agora digitalizadas pela UFRN, será muito importante para apreciadores e pesquisadores, que poderão reler matérias que relatavam a vida de períodos importantes de nossa história. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário