MENU

Nos EUA Joe Biden anuncia desistência da candidatura à reeleição e apoia Kamala Harris

DOMINGO
21 JULHO
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, informou neste domingo (21) que desistiu da candidatura à reeleição. Ele disse que cumprirá o restante de seu mandato.
Biden afirmou que falará à população com mais detalhes nesta semana. Ele declarou apoio à candidatura da vice-presidente Kamala Harris.
É a primeira vez que um presidente dos EUA desiste de uma corrida de reeleição em décadas. Lyndon Johnson decidiu não buscar um segundo mandato completo em 1968.
É também o mais recente acontecimento em uma campanha política tensa, que inclui a tentativa de assassinato contra Donald Trump.
Biden estava enfrentando pressão entre os democratas do Congresso, que estavam cada vez mais convencidos de que uma derrota na votação marcada para 5 de novembro também impactará suas disputas eleitorais.
Biden declara apoio à candidatura de Kamala Harris
Joe Biden disse que apoia a candidatura de Kamala Harris à Presidência dos Estados Unidos.
“Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E foi a melhor decisão que tomei”, pontuou.
“Hoje, quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano. Democratas – é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso”, concluiu.
Uma fonte ressaltou que Kamala Harris e Biden conversaram neste domingo (21). Entretanto, não está claro quando exatamente eles falaram.
Biden pede união ao Partido Democrata
Joe Biden pediu união ao Partido Democrata.
“Democratas, é hora de ficarmos unidos e derrotar Trump. Vamos conseguir isso”.
O que acontece agora?
Os delegados individuais — figura do sistema eleitoral dos EUA — agora selecionarão o indicado do partido no plenário da convenção em Chicago — ou, possivelmente, durante uma chamada virtual provisoriamente agendada para o início de agosto.
Família de Biden reage à desistência
Naomi Biden, neta do presidente Joe Biden, disse que está “nada além de orgulhosa hoje” após o anúncio da desistência da candidatura.
A primeira-dama Jill Biden, por sua vez, reagiu com corações à carta publicada. Ela também compartilhou o anúncio ao apoio da candidatura da vice-presidente Kamala Harris para assumir a campanha presidencial pelo Partido Democrata.
Barack Obama, Nancy Pelosi, Bill Clinton e outros políticos se manifestam
Em nota conjunta, Bill e Hillary Clinton, ambos democratas, agradeceram os feitos de Joe Biden à frente da presidência dos Estados Unidos.
O casal também apoiou publicamente a candidatura da atual vice-presidente Kamala Harris.
Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara dos EUA, por sua vez, elogiou Biden após o anúncio. “O presidente Joe Biden é um americano patriota que sempre colocou nosso país em primeiro lugar. Seu legado de visão, valores e liderança o tornam um dos presidentes mais consequentes da história americana”, destacou. Fonte: CNN Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário