MENU

ABECS/RN debate ampliação de aulas de Sociologia na rede estadual

SEXTA-FEIRA
26 JULHO
Tem cabimento uma disciplina importante para a formação geral do cidadão, como a Sociologia, vim sofrendo redução de carga horária cada vez mais constantes na grade curricular do Ensino Médio?
Incomodados com esta questão e preocupados com a reformulação que se vem chamando de "Novo Ensino Médio", Cientistas Sociais no RN, mobilizados pela secional potiguar da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, a ABECS/RN estiveram em reunião na noite de quinta-feira, 25, para definir a atuação da entidade junto a Secretaria Estadual de Educação (SEEC/RN) diante das novas diretrizes do ensino médio (re-reformulado).
Participaram integrantes do grupo e convidados  com atuação em Natal, Mossoró, Goianinha, Itaú, Macau, São João do Sabugi no RN e Pereira/CE, Icó/CE)
Foram debatidas questões a serem aprofundadas: 
a. Desafios com a flexibilização das disciplinas;
b. Inserção do Ensino de Sociologia nos anos finais do Ensino Fundamental (8º e 9º anos)
c. Com o aumento da CH da F.G.Básica (2400h), como ficará o ensino da Sociologia¿ O que podemos pleitear¿
d. Discutir o ensino da sociologia no Ensino Médio Técnico que não há CH nem nas 1ª e 3ª séries;
e. Como está o ensino de sociologia no meio rural;
Encaminhamentos
Durante a reunião foram tirados os seguintes encaminhamentos:
Organizar um grupo de trabalho para se apropriar dos impactos da Reforma do Ensino Médio para as Ciências Sociais e a realidade do RN. Para este fim será formado um subgrupo 
Este grupo deverá ter comprometimento para três encontros (a definir) para elaboração de um documento a ser apresentado aos demais colegas do grupo e, posteriormente, à SEEC/RN.
Você, que é estudante ou profissional da área das Ciências Sociais (Ciência Política, Sociologia e Antropologia) se integre a esta discussão. 
Mais informações poderão ser obtidas na página da ABECS no Instagram. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário