MENU

Quem ganhou e quem perdeu no episódio de Zé Lúcio no São João em São José

SEGUNDA-FEIRA
17 JUNHO
De há muito, as festas juninas em ano eleitoral nos municípios que tem tradição de realizar grandiosos eventos em praça pública, com shows caros de bandas de forró (e nem tanto), barracas com comidas típicas, parques de diversão e outros atrativos mais, costumam ser oportunidades para os políticos que irão disputar o voto do eleitor aproveitarem para tirar algum proveito.
Geralmente, juntam seus correligionários, todos vestidos como manda o figurino junino - camisas em xadrez, cintos e botas - e vão à luta, visitando as barracas, tendas ou camarotes, sorrisos fartos nos rostos, apertos de mãos, beijinhos no rosto das eleitoras e muita conversa ao pé do ouvido. 
O objetivo é aparecer, ser visto e cultivar a imagem do político simpático e sorridente. 
Em São José de Mipibu, talvez sem querer cumprir este ritual, já que não é tão estrategista ao ponto de planejar item por item, não é do seu estilo, o atual vereador e pré-candidato a vice-prefeito Zé Lúcio (na chapa junto com o pré-candidato a prefeito Severino Rodrigues) protagonizou um fato com dois atos distintos.
No sábado à noite, foi à festa que se realizava no centro da cidade, embiocou-se, como se diz no sertão, em locais infestados de pessoas do outro sistema político - onde ele estava até bem pouco tempo, rompeu e foi apoiar Severino - tome apertos de mão, abraços e conversa fiada. 
Pessoas que estavam próximas, ao verem a animação de Zé Lúcio, passaram a fazer registros fotográficos e postarem quase que instantaneamente na redes sociais, espalhando a notícia de que Zé Lúcio acabara de romper com Severino e voltar ao grupo político de onde saíra. 
Esse foi o primeiro ato do fato.
No domingo, ao acordar, ainda na rede verde, Zé Lúcio foi surpreendido com a notícia, que se espalhava em algumas redes, de que ele havia rompido.
De imediato, mandou ligar a câmera do celular, gravou um vídeo, desmentindo a notícia falsa, chamando de mentirosos quem espalhou - todos na cidade sabem que foram as duas pessoas que espalharam a fake news - mandando tomar vergonha na cara e afirmando que a mentira era parte do desespero de quem sabe que vai perder as eleições. 
Disse ainda que jamais desistirá de estar ao lado de Severino, com quem irá ensinar como se administra bem uma cidade.
QUEM GANHOU E QUEM PERDEU
Como em política não há lance neutro, alguém ganhou e alguém perdeu com os dois lances do fato no final de semana.
Zé Lúcio conseguiu cravar no imaginário do povo que leu e viu suas palavras a frase "sabem que vão perder a eleição e inventam mentira. Tenham vergonha". Isso vai ficar gravado na memória de quem está tanto de um lado político, quanto do outro. 
O pré-candidato, sem querer, protagonizou um lance semelhante ao que se costuma ver em jogos de futebol, quando um jogador provoca o adversário, que acaba caindo na cilada, levando cartão amarelo ou vermelho do árbitro da partida. Os correligionários do prefeito Zé, sem saber, caíram na cilada de Zé Lúcio.
Para os correligionários do prefeito Zé não restou outra alternativa, a não ser ficarem calados e ouvirem os desaforos públicos de Zé Lúcio. "Safados, mal-intencionados mentirosos, desesperados, perdedores..." foram alguns adjetivos nada elogiosos desferidos por Zé Lúcio, conhecido por não tem papas na língua. 
Por aí, fica fácil identificar ganhou e quem perdeu neste lance de dois tempos no São João em São José. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário