MENU

HÁ 17 ANOS: um dia, uma cidade gritou para salvar um rio e uma mata, mas infelizmente não foi ouvida

QUINTA-FEIRA
6 JUNHO
Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Meio ambiente - 5 de junho - necessário se faz lembrar um dia, há dezessete anos, no já longínquo ano de 1997, quando a cidade de São José de Mipibu se mobilizou, puxada pelo petroleiro e ex-vereador José Amauri Freire, primo querido, com vistas a dar um sonoro grito de alerta para salvar o que ainda restava do Rio Mipibu e da Mata da Bica, fontes naturais importantes, localizadas em São José de Mipibu, quase no limite com o município de Nísia Floresta.
Na ocasião, houve um grande mutirão de limpeza na fonte da Bica, mobilizando dezenas de voluntários. 
O grupo percorreu várias ruas da cidade chamando atenção das autoridades para a situação de abandono da principal fonte de água potável da cidade e do rio que dá nome ao município.
Passado todo este tempo, é triste verificar que aquele grito soou inócuo nos ouvidos das autoridades municipais, estaduais e federais. 
O Rio Mipibu está morrendo, envenenado com os dejetos lançados em seu leito e abandonado pelas autoridades. O manancial, é triste constatar, vive seus últimos dias e pede socorro.
Urgente se faz, trazendo esta lembrança, que novamente a sociedade, os poderes constituídos voltem a se mobilizar, no  sentido da despoluição do Rio Mipibu e criação do Parque Municipal da Bica, através de uma Área de Proteção Ambiental -APA, para proteger o que ainda resta de Mata Atlântica na cidade.
Recentemente, o governo Fátima Bezerra criou uma APA em Tibau do Sul/Pipa. O que custa fazer o mesmo em relação à Mata da Bica e do Rio Mipibu?
SOBRE A MATA
A Mata da Bica protege a nascente do Rio e é a sua última esperança, uma vez que serve para garantir a captação de água de chuvas que vão abastecer o Rio.
Caso a Mata venha a desaparecer, como consequência, a nascente do Rio Mipibu tende a ter o mesmo fim. 
Já o Rio Mipibu é a principal fonte de abastecimento da cidade e, mesmo assim, vem sendo vítima da insensibilidade e incompetência generalizada.
MEMÓRIA
Amauri Freire lembra como foi aquele dia, do grito em defesa da Mata da Bica e do Rio Mipibu:
"Nos idos de 2007 um grupo de mipibuenses teve a iniciativa de limpar a nascente do Rio Mipibu.
Foi recolhida mais de 1 tonelada de lixo, após uma caminhada de protesto pelas ruas da cidade.
De lá pra cá praticamente nada mudou, a Fonte da Bica segue abandonada pelas "autoridades". (Fotos: Amauri Freire). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário