MENU

Prefeitura de Natal deixa pacientes sem receber insulina desde fevereiro

QUARTA-FEIRA
22 MAIO
Em Natal, usuários do ProSUS – serviço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS Natal) que distribui fraldas, insulina e outros medicamentos de forma gratuita para pacientes da rede pública de saúde de Natal – estão sem receber insulina há cerca de quatro meses, conforme denúncia feita pelo vereador Luciano Nascimento (PSD). 
A diretoria do Centro Clínico Zeca Passos, onde funciona o ProSUS Natal, também confirmou a informação de que os medicamentos não estão sendo recebidos desde fevereiro deste ano.
Segundo o parlamentar, as doses do hormônio, usado por pacientes diabéticos, chegaram na sexta-feira de Carnaval, no dia 9 de fevereiro, e esgotaram no mesmo dia. 
“São quatro meses que não chega insulina. Chegou só uma vez, na sexta de Carnaval e só foram 2.500 [doses]. A alternativa [para quem não consegue adquirir] é comprar, quem tem condições”, relatou.
Raimundo Siqueira tem 73 anos e é uma das pessoas que recebe insulina mensalmente pelo ProSUS, no entanto, com a falta do medicamento, ele precisou adquirir a medicação a partir da compra. “São dois tipos de insulina. Já perdi um olho. Estou perdendo a sensibilidade dos pés, tudo por falta de insulina”, desabafou.
As insulinas são dos tipos degludeca, que tem um tempo de atuação mais lento, e a aspártica, que tem ação rápida. Siqueira relatou que precisa tomar o medicamento duas vezes por dia, mas ultimamente precisa lidar com a falta.
“Aqui é constante faltar. Eu me sinto impotente, sinto vergonha de ser brasileiro. Se eu tivesse 20 anos, eu saía desse país”, argumentou. Fonte: Agora RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário