31 MARÇO
A política tem mistérios que são de difícil decifração.
Mas, por outro lado, tem lances de muito fácil apreensão, basta um olhar - ou uma análise - mais cuidadosos.
Um exemplo desta segunda situação envolve a política em São Gonçalo do Amarante, um dos maiores municípios da Região Metropolitana da Grande Natal.
Com origens no município, onde já foi prefeito e conseguiu eliminar a supremacia da família Cavalcanti - que já teve prefeito, deputados e tem até Conselheiro do Tribunal de Contas - o Secretário de Desenvolvimento do Governo Fátima Bezerra, Jaime Calado, anunciou que deixa o governo na próxima quarta-feira, 3, para entrar na campanha para prefeito de São Gonçalo do Amarante e enfrentar o atual prefeito, Eraldo Paiva, que é o candidato do PT.
Jaime vem liderando pesquisas registradas nesta pré-campanha, embora o prefeito Eraldo também tenha divulgado pesquisas, mostrando que ele, Eraldo, é quem lidera a corrida que antecede a campanha eleitoral de fato.
Alguém que não tenha o hábito de acompanhar as nuances, às vezes tortas e incompreensíveis da política, pode não estar entendendo como e por que um secretário do governo estadual (do PT) se afastará do cargo para enfrentar um candidato (do PT).
Não deverá ter faltado apelos de gente do governo, inclusive da governadora Fátima Bezerra, para que Jaime abra mão da candidatura, se alie a Eraldo, e mantenha tudo como está em São Gonçalo, com ótimos reflexos, em assim sendo, para as eleições estaduais de 2026.
Porém, uma leitura mais aprofundada dos acontecimentos e da própria política, levará o analista à conclusão dos motivos que levam Jaime a não ouvir ninguém e ir para a luta.
Primeiro, Jaime sabe que, mesmo indo lutar contra a máquina da caneta cheia de tinta, as análises locais lhe dão reais possibilidades de sucesso.
Segundo, e mais importante, Jaime sabe que político sem mandato ou sem votos é como time que não joga e não tem torcida.
Por isso, mesmo que eleição seja um jogo que só acaba quando da contagem do último voto, é importante e necessário que ele vá para o jogo, se valorizando e mantendo coeso o grupo que lidera na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário