MENU

Deputados devem aprovar hoje PL que reajusta piso dos professores no RN

TERÇA-FEIRA
6 JUNHO 
Depois de uma longa espera, que já dura seis meses, finalmente os professores da rede estadual de ensino enxergam esta novela caminhar para seu desfecho final, faltando ainda os importantes e decisivos capítulos finais. 
No plenário da Assembleia Legislativa do RN, os deputados estaduais deverão aprovar na manhã desta terça-feira, 6, o projeto de lei que reajusta o piso salarial dos professores, enviado pelo Governo estadual, após acordo para fim da greve, em abril passado. A votação começará a partir das 9 horas.
Após a matéria ter sido aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, os deputados dispensaram a tramitação em outras comissões, depois de um entendimento que envolveu os líderes partidários com assento naquela casa legislativa. 
Com a provável aprovação e a publicação no Diário Oficial, a lei irá para sanção da governadora Fátima Bezerra. 
O governo diz que já está com a folha salarial suplementar pronta para efetuar o pagamento da primeira parcela, de 7,21% de um total de 14,95% do reajuste do piso. A parcela deveria ter sido paga no final de maio, mas atrasou porque o PL não havia ainda sido aprovado na AL. As demais parcelas deverão ser pagas em novembro e dezembro deste ano. 
É possível que até o dia 15 de junho os professores estejam recebendo a primeira parcela. 
O reajuste do piso está em vigor desde 1 de janeiro e se trata de verba federal, via Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, repassado diretamente pela União ao Estados. 
O detalhe nisso tudo é que, por se tratar de lei federal, o reajuste do piso dos professores não precisaria passar por todo este calvário de tramitação nos estados. Mas assim é preciso, até que se vote alguma matéria em nível federal, dispensando este rito. É mais um capítulo da saga que enfrentam os professores brasileiros, entra governo, sai governo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário