MENU

Amauri Freire denuncia a contínua destruição da Mata da Bica

SEGUNDA-FEIRA
5 JUNHO
O ex-vereador José Amauri Freire usou as redes sociais, no dia dedicado mundialmente à preservação do Meio Ambiente, para mais uma vez chamar a atenção das autoridades e da população para a contínua destruição de um dos mais importantes mananciais do Rio Grande do Norte, a Mata da Bica, localizada em São José de Mipibu. Quando exerceu mandato, Amauri desenvolveu várias iniciativas visando a preservação ambiental. Hoje, agindo como cidadão comprometido com as causas sociais, ele esteve visitando o local e constatou o estado de destruição da mata, onde estão localizados olheiros de água, de onde sai o abastecimento de boa parte das residências da cidade, através da companhia de águas e esgotos do Estado, a CAERN, que também nada tem feito, visando a preservação do local. 
Todos sabem que a existência da mata é fundamental para o aquífero que existe no subsolo, de onde brota uma água quase em estado mineral. Abaixo, confira o desabafo revoltado e consciente de Amauri, ficando nossa torcida de que que algo seja feito rapidamente, para o bem de toda uma coletividade. 
 
Estive na tarde de hoje visitando, mais uma vez, o que resta da mata da bica, local onde se encontra a principal fonte de água potável da nossa cidade.
Essa pequenina mata consegue, milagrosamente, manter os poucos olhos d'água que formam o Rio Mipibu, o rio que dá nome a nossa cidade.
A mata ciliar nativa praticamente inexiste. Em seu lugar vemos uma mistura de árvores frutíferas completamente diferentes da flora original.
É preciso que seja feito urgentemente um estudo sério, no sentido de refazer a mata, plantando árvores nativas da região.
Ao longo de anos e décadas eu tenho acompanhado de perto o sofrimento dessa nascente, mobilizei e participei de inúmeros protestos, chamando a atenção das autoridades municipais e estaduais.
Na década de 1990, quando estive na Câmara Municipal, convoquei uma Audiência Pública para debater os problemas e apresentar sugestões, infelizmente quase nada do que foi discutido e sugerido foi posto em prática.
Fiquei apenas 4 anos na Câmara Municipal, e, de lá pra cá, as questões ambientais andam meio "esquecidas" na província mipibuense.
Fica aqui mais um lembrete desse mipibuense teimoso, que insiste em debater questões dolorosas e difíceis, das quais muitos fogem ou se omitem.
Deus salve a fonte da bica!


Nenhum comentário:

Postar um comentário