MENU

AGORA VAI: Governadora Fátima decide receber professores estaduais em greve

SEGUNDA-FEIRA
27 MARÇO
Aqui sempre se disse que, enquanto a governadora Fátima Bezerra não assumisse pessoalmente as negociações, a greve dos professores estaduais no RN persistiria. Seria uma audiência atrás de outra, com secretária de educação e outros integrantes do governo, sem resultados.
Com a decisão de sentar pessoalmente com a categoria, Fátima Bezerra poderá pôr um fim à greve, apresentando uma proposta que seja factível (reajuste de 14,95% do piso salarial dos professores). Um dos empecilhos a ser vencido é que a governadora não proponha jogar para 2024 passivos dos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano.  
Pois bem, finalmente a governadora Fátima Bezerra entrou na parada, perto de completar um mês de paralisação, com mais da metade das escolas estaduais inteiramente fechadas.
Como resultado do Ato da Rede Estadual em defesa da aplicação imediata do Piso Salarial 2023 realizado na manhã de 27 de março em frente à Secretaria Estadual de Educação, foi agendada uma audiência com a governadora Fátima Bezerra.
A audiência está marcada para acontecer na tarde de 28 de março (terça-feira), com início às 14h30. O agendamento da audiência com a chefe do Executivo Estadual se deu após dirigentes do SINTE/RN e comissão de trabalhadores serem recebidos pela secretária de Educação, Socorro Batista.
Para o coordenador geral do SINTE, professor Bruno Vital, a atividade de 27/03 foi vitoriosa com um resultado concreto, tendo em vista o agendamento da audiência. Além disso, a atividade teve uma boa participação da categoria, com a presença de trabalhadores/as de diferentes regionais.
Em greve desde o dia 05 de março, os/as trabalhadores/as em Educação cobram a aplicação do reajuste de 14,95% para professores/as da ativa, aposentados/as e pensionistas com paridade; reajuste que deveria ter sido implementado no mês de janeiro.
Somando-se à reivindicação pela quitação do Piso, o professor Rômulo Arnaud, também coordenador geral do Sindicato, reforça que a categoria reivindica o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos Funcionários, o Projeto de Lei das Escolas em Tempo Integral, o PL do Porte das Escolas e a realização de Concurso Público.
AGENDA DE LUTAS
O Sindicato informa que, em decorrência da audiência com a governadora agendada para a tarde de 28/03, a panfletagem que estava prevista para acontecer em frente ao Midway Mall está cancelada.
O SINTE/RN estará atualizando a categoria sobre qualquer mudança na agenda de lutas, inclusive sobre alguma possível antecipação da Assembleia. Fonte: com informações do SINTE/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário