MENU

São José e Monte Alegre entram nos planos de ampliação de espaços políticos

Severino, em São José, aliado do grupo Norma/Daniel Ferreira

SEXTA-FEIRA
3 FEVEREIRO
Terminado o veraneio e com ele as conversas nos alpendres de casas de praias, nos municípios de Monte Alegre, São José de Mipibu e Macaíba, como nos demais municípios do Brasil, só se fala nas eleições municipais do ano que vem, quando serão eleitos novos prefeitos e vereadores. No Brasil, sempre foi assim e assim será, ainda mais agora, com a dependência cada vez maior das pessoas para com a política.  
Os grupos políticos que estão no poder, nestes municípios sinalizam o cenário, como se diz na gíria, com faróis baixos e faróis altos
O farol baixo é para a eleição local. O farol alto é para as eleições estaduais, daqui a quatro anos. Ambas as eleições, uma refletindo na outra. E no cenário para dois e quatro ano, ampliar espaços, visando cada vez mais a permanência no poder - para não dizer, perpetuação - torna-se imperioso para os grupos mandatários de momento. 
Em São José de Mipibu, o ex-prefeito de Monte Alegre, Severino Rodrigues, que administrou aquela cidade por dois mandatos, saiu bem avaliado - o pagamento do funcionalismo em dia e os reajustes do piso dos professores foram duas de suas grandes marcas - está sinalizando que quer concorrer às eleições municipais que se avizinham, aliado ao grupo da ex-prefeita Norma Ferreira e do filho desta, Daniel. 
Evidente que Severino vai querer ser o cabeça de chapa. Isso porque, em Monte Alegre, o seu sobrinho e atual prefeito, André Rodrigues, vem fazendo uma boa gestão e não seria de bom alvitre tirar o menino para ele, Severino, ser o candidato. Vindo para São José, o ex-prefeito garante o espaço do sobrinho para reeleição, penetra ainda mais no eleitorado da décima maior cidade do Estado e amplia ainda mais os espaços eleitorais para a reeleição do seu filho, Kleber Rodrigues, a deputado estadual, daqui há quatro anos. 
Na cidade, a disputa que se vislumbra é Arlindo ou Fábio Dantas versus Severino, uma vez que o atual prefeito, indicado por Arlindo (após ter cumprindo dois mandatos) está apenas esquentando a cadeira para seu chefe político, a quem tem sentimentos de gratidão e jamais romperia, política ou pessoalmente falando.  
Na mesma São José, o grupo do ex-prefeito Arlindo Dantas, vendo a chegada de Severino para disputar a prefeitura, já começa a esboçar reação, com os mesmos objetivos. 
Um dos filhos de Arlindo, que já foi candidato a prefeito do município, saiu derrotado e não vê mais chances de uma nova disputa local, está sendo mandado para Monte Alegre, aliando-se ao grupo da ex-prefeita Graça Marques e do filho desta, George, com o objetivo, também, de palmilhar sua candidatura. 
Evidente que Alexandre, com o aval do pai, Arlindo e do irmão, Fábio, vai querer ser o cabeça de chapa. Indo para Monte Alegre, o representante da família Dantas penetra ainda mais no eleitorado daquela cidade, garantindo mais espaços para a reeleição, daqui há quatro anos da esposa de Fábio Dantas, atual deputada Cristiane Dantas. 
Daí se percebe que as estratégias dos dois grupos políticos são idênticas. 
Tanto Severino, quanto Alexandre não terão muitas dificuldades para se apresentarem ao eleitorado das duas cidades, em tempos de redes sociais. 
Já há algum tempo, postagens são feitas, informando a chegada de Severino a São José (onde já até adquiriu casa para montar seu bunker de campanha).
Por outro lado, nesta semana o grupo dos Dantas fez postagens, mostrando uma primeira reunião de Alexandre com o grupo de Graça, em Monte Alegre. 
Para quem não estava entendendo estes malabarismos políticos, está aí a explicação. 
Em politica, nada é fruto do acaso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário