MENU

São José de Mipibu de fora de importantes programas governamentais

SEGUNDA-FEIRA
19 JUNHO
Quem vive em São José de Mipibu fica triste ao ler notícias como a que publicamos abaixo, dando conta de um importante programa do Governo do Estado, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É que, como de outras vezes, o município fica de fora. Se não bastasse as rodoviais estaduais completamente esburacadas, quando se percebe que até mesmo prefeitos de oposição ao governo estadual, conseguem que o Departamento de Estradas e Rodagens-DER tape os buracos e em São José não, agora se vê que o município fica de fora do programa Rede Giga Metrópole, com Internet de Banda Larga para as escolas, que foi para outras cidades da Região Metropolitana de Natal, menos para São José, terra do vice-governador, Fábio Dantas, com a prefeitura sendo administrada pelo pai deste, o habilidoso Arlindo Dantas. O que andará faltando: mobilização por parte desta gente? Confira a notícia:  

UFRN e Governo do Estado inauguram Rede Giga Metrópole 
Trezentas e cinquenta e duas escolas públicas de Natal, Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante se beneficiam com a Rede Giga Metrópole, projeto de internet banda larga instalado pelo Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Governo do Estado. 
A entrega oficial dos 260 km de fibra ótica implantados pelo Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (PoP-RN/UFRN) nos quatro municípios, e de equipamentos nas unidades escolares foi feita no final da manhã desta segunda-feira, 19, pelo governador Robinson de Farias, reitora Angela Maria Paiva Cruz, e o representante dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e da Educação (MEC), Nelson Simões.
“Esse é mais um dos projetos que evidenciam a interação da UFRN com a sociedade potiguar”, disse a reitora. Para Angela Paiva “precisa-se expandir essa infraestrutura porque tecnologia da informação e comunicação é indispensável à qualidade do ensino e da gestão escolar pública norte-rio-grandense”.
Rede Giga e o PoP-RN
Idealizado em 2012 pelo IMD/UFRN, o projeto recebeu 19 milhões do MEC para a infraestrutura, manutenção da rede e capacitação de pessoal. No âmbito privado, as parcerias com a COSERN garantem o uso de postes, e com a Interjato o monitoramento da cabeação, para fins de manutenção. 
Desde a elaboração do projeto a Rede Giga Metrópole conta com a colaboração da equipe do PoP-RN da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) de Natal, em funcionamento no Centro de Convivência da UFRN. O Ponto de Presença da RNP coordena e opera serviços de Internet para as instituições acadêmicas e de pesquisa no Rio Grande do Norte, seja ele de necessidade operacional da rede (Internet a nível acadêmico), seja de demanda de conectividade, de informação ao usuário de Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário